-
Arquitetos: Eldridge London Architects & Designers
- Área: 505 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nick Guttridge
-
Fabricantes: Coakley & Cox, Dinesen, Hydro Aluminium (formerly Sapa), IQ Glass, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada em um enclave isolado de edificações suburbanas do período entre guerras e adota uma abordagem marcadamente contrastante para a reconstrução da região que está baseada, hoje, no pastiche neoclássico dos vizinhos em suas proximidades.
Inspirada na paisagem e nos carvalhos, esta residência é uma composição distinta acessada por um térreo aberto, permitindo que a paisagem envolva a edificação e mantenha as vistas do jardim. O espaço principal está abaixo do elemento de entrada no nível do jardim e conectado, por meio de uma escada, à estrutura do primeiro andar flutuando acima. A aparência surpreendente da edificação é gerada a partir das especificidades de seu local e contexto, mas aliada a uma planta totalmente funcional, com o proprietário comprometendo-se com o design contemporâneo imaginativo dos arquitetos.
Embora a obra tenha uma aparência inesperada, em seu apoio unânime ao projeto, a Kingston Planning Design Review descreveu a edificação como uma "casa Coombe por excelência". Eles observaram que Eldridge London “criou uma casa bonita, respondendo de maneira única ao seu cenário e à sua paisagem com a ordenação espacial elegante. Ele empresta sua paisagem construída ao cenário natural por meio do piso claro e das formas suaves, acrescentando uma riqueza arquitetônica à paisagem urbana ao redor”.
O projeto reafirma a abordagem prática de encontrar inspiração nas especificidades de um contexto fornecendo, assim, uma edificação única e memorável, em vez de ver o design contextual como algo que envolve replicação ou imitação. Em um cenário em que o contexto construído era díspar e de qualidade limitada, respondemos diretamente aos principais recursos da paisagem para estabelecer uma forte estrutura conceitual para a planta e o corte da edificação.
O nível mais baixo do jardim, que abriga os principais espaços, é acessado por uma escada suspensa em carvalho e aço que desce desde o nível da rua por meio de um elemento envidraçado de altura dupla. Uma escada secundária gira em espiral dentro do núcleo central de concreto para permitir que os ocupantes se movam entre os diferentes níveis de privacidade. Os materiais naturais predominam por toda parte, com piso, escadas e móveis de carvalho proporcionando um complemento quente ao concreto aparente com acabamento fino e fornecendo uma conexão material com o local. Elementos de aço polido e inoxidável, mármore branco no interior e pavimentação externa de calcário cinza criam um elevado padrão de refinamento.
O paisagismo externo também foi projetado por Eldridge London seguindo as mesmas geometrias da casa para garantir uma composição holística, com o carvalho existente novamente se tornando o elemento focal. O paisagismo também inclui uma lagoa utilizando plantio aquático marginal para fornecer filtragem natural e limpeza da água.
A casa em Coombe Park é uma resposta de projeto refinada para um contexto e cliente específicos, mas também demonstra que a arquitetura contemporânea de alta qualidade em um ambiente suburbano pode ser apropriada e respeitosa, ao mesmo tempo surpreendente e imaginativa; contextual, embora também altamente distinta.